Oktoberfest elimina uso de copos descartáveis

A Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), o Município de Santa Cruz do Sul, a Coordenação Executiva da 37ª Oktoberfest e a Ambev divulgaram, nesta quinta-feira, 29, a maior novidade da 37ª Oktoberfest, que ocorre de 6 a 9, 11 a 16 e 20 a 23 de outubro, no Parque da Oktoberfest. De forma inédita, em parceria com a empresa Meu Copo Eco, mais de meio milhão de copos descartáveis vão ser economizados nas três semanas de evento, o que representa quase duas toneladas de lixo evitados.

A sistemática a ser adotada será a mesma já utilizada em grandes eventos pelo país. O visitante irá adquirir, no modelo caução, um copo reutilizável com a possibilidade de levar como recordação, ou, após o uso, de devolver o item mediante o ressarcimento do valor investido. Em todos os pontos do parque, a comercialização de bebidas como água, refrigerante ou chope será permitida apenas em copos reutilizáveis. “Além da opção do eco copo, o visitante ainda poderá trazer de casa o seu copo ou caneco”, destaca a presidente da 37ª Oktoberfest, Roberta Pereira.

O custo do copo eco será de R$ 5. Caso a pessoa opte em devolver o copo ao fim da visita, o valor será reembolsado. O principal ecoponto na 37ª Oktoberfest ficará localizado à direita de quem entra pelo Pórtico Principal. Uma equipe de recepção vai orientar sobre a novidade e direcionar os visitantes para Ecoponto, além divulgar demais pontos ou ressaltar o uso do próprio copo/caneco.

Quem optar pelo copo eco terá a garantia da total higienização do item. Todos os copos reutilizáveis passarão por um rigoroso processo de lavagem já aprovado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A empresa responsável ela prestação do serviço será a Meu Copo Eco Comércio e Locações LTDA, de Florianópolis (SC). Ela será responsável pela limpeza dos itens, que inclui uma pré-lavagem, lavagem em máquina industrial, secagem em ambiente fechado e uma nova embalagem a cada uso. Se o operador avaliar que o copo não pode voltar a ser utilizado, o mesmo irá para reciclagem.

Saiba mais:

Como vai funcionar?
O conceito caução permite às pessoas utilizarem o copo durante o tempo do evento, podendo optar por levar para casa como lembrança ou devolver. O visitante deve deixar um valor caução de R$ 5,00 por cada copo quando chega ao evento. Ao ir embora ele pode reaver o valor do empréstimo do copo. Assim, o copo é devolvido, higienizado e reutilizado pelos organizadores com outros visitantes.

O que é o Copo Eco?
O Copo Eco® é um copo reutilizável personalizado, 100% produzido no Brasil. Feito de polipropileno, tem acabamento com borda lisa, aditivo anti microbiano, é livre de Bisfenol A e seguro para ir ao micro-ondas e ao congelador. Ao fim de sua vida útil, após muitas reutilizações, o Copo Eco é totalmente reciclado.

É bom para o meio ambiente?
Quase a metade de todo o plástico produzido no mundo é descartável, ou seja, é usado apenas uma vez e depois é jogado fora. São mais de 200 milhões de toneladas de garrafas, frascos, sacolas plásticas, embalagens de comida e copos descartados na natureza todos os anos.
Os copos descartáveis são os principais resíduos encontrados ao final de um evento. O uso do Copo Eco® reduz em até 80% a produção desses resíduos.

Como funciona a higienização dos copos reutilizáveis?
São quatro etapas até que o copo possa ser reutilizado. A empresa responsável pelo serviço conta com máquinas de lavagem industrial que funcionam a temperaturas superiores a 90ºC, garantindo a limpeza total e a retirada de todas as bactérias possivelmente presentes nos copos após o uso.
Na pré-lavagem o copo eco é colocado em uma piscina com produto 100% bio- degradável (detergente, vinagre de álcool e bicarbonato de sódio). Depois entra em ação a lavagem em máquina industrial com detergente 100% natural. Nessa etapa todos os microorganismos prejudiciais ao homem (vírus, bactérias, fungos) são eliminados e destruídos deixando o copo novamente em perfeitas condições de uso. A secagem, na terceira etapa, é feita em ambiente fechado.
Após este processo, os copos retornáveis sofrem um minucioso controle de qualidade e verificação pelo operador para avaliar se podem ser reutilizados ou se devem ser encaminhados para a reciclagem.

Quem mais utiliza?
A Sodexo, a Natura, a Ambev e o Banco do Brasil são exemplos dos clientes da mesma empresa que prestará o serviço de Copo Eco na 37ª Oktoberfest. A empresa já evitou que mais de 5 bilhões de copos descartáveis fossam jogados na natureza.
Vou poder levar meu copo/caneco?
Sim, a entrada de canecos/copos trazidos pelos visitantes está liberada. O que está vetado é a entrega de copos plásticos dentro do Parque da Oktoberfest por parte dos expositores.