Rio Pardinho começa a celebrar os 170 anos da chegada dos imigrantes

Celebrar a história dos antepassados, em especial, dos primeiros imigrantes a chegarem ao distrito de Rio Pardinho. Este é o objetivo de uma série de eventos que serão promovidos na comunidade entre outubro e novembro.

A primeira ação, uma noite cultural, ocorre na próxima terça-feira, dia 11, às 19h30, no pavilhão da Comunidade Evangélica, quando ocorre uma Noite Cultural. As demais serão realizadas respectivamente nos dias 12 de novembro e no dia 20 de novembro, data em que se celebra os 170 anos de Imigração Alemã em Rio Pardinho.

A programação da próxima semana inclui a recuperação da história da imigração alemã, pela pesquisadora da localidade, Marguit Panke. Esta noite ainda estão previstas apresentações de teatro e do grupo de Canto Rio Pardinho, do Conjunto Instrumental da Escola Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu, além de apresentações de grupos de danças alemãs e gauchesca. Para participar da Noite Cultural, a pessoa pode doar um brinquedo para ser repassado posteriormente às crianças carentes da comunidade. No local, haverá venda de lanches e bebidas.

Noite de Corais

Além da noite cultural, em 12 de novembro, está prevista a realização de uma Noite de Corais na Igreja Evangélica, que se localiza ao lado do Centro Comunitário. Estão confirmadas as presenças dos corais da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra); Cruzeiro do Sul, de Boa Vista, e Rio Pardinho, além do grupo de canto da comunidade. No dia 19 de novembro ocorre um Torneio de Futebol no campo do FC Rio Pardinho.

O evento principal alusivo aos 170 anos de Imigração Alemã, porém ocorre no dia 20 de novembro, no Centro Comunitário de Rio Pardinho. A programação começa com culto na Igreja Imigrante. Após, ocorre o deslocamento até o local da festa com a participação de carros antigos. Durante a festividade serão realizadas demonstrações de jogos germânicos, almoço típico com uma gastronomia especial e, durante a tarde e a noite, animação com as bandas Feliz em Festa e Alma Nova.

PROGRAMAÇÃO

A programação para as comemorações dos 170 anos de Imigração Alemã em Rio Pardinho divide-se em mais etapas

11/10/2022 – Noite Cultural

Apresentação de peça de teatro por grupo da localidade. Encerramento com apresentação do Grupo de Danças Alemã.

12/11/2022 – Noite de Corais

Encontro de corais na Igreja Evangélica Centro de Rio Pardinho, contando com a apresentação do coral local; do Cruzeiro do Sul, de Boa Vista; e do Coral da Afubra

19/11/2022 – Torneio da Imigração

Jogos de futebol no Torneio da Imigração no Futebol Clube Rio Pardinho

20/11/2022 – Celebração dos 170 anos de Imigração Alemã em Rio Pardinho

9h: Culto Ecumênico a ser celebrado na Igreja Imigrante

10h15: Público do culto será conduzido até o local da festa, através de uma Caravana Festiva, com a presença de músicos convidando a população, e desfile de carros antigos

10h45: Recepção ao público, exposição dos jogos germânicos (Rutschbahn, bolão de mesa, bola presa)

12h: Almoço, com destaque para o prato típico local: Blinder Hase

13h: Solenidade de comemoração aos 170 Anos de Imigração Alemã em Rio Pardinho

14h: Início da Reunião Dançante, com Feliz em Festa

15h: Encerramento dos Jogos Germânicos, com premiação aos melhores competidores

17h: Domingueira com Banda Alma Nova

21h: Encerramento das festividades