Professora é destaque nacional e representa Sinimbu em curso em Portugal

Daiane Inês Rech, professora, e atualmente coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Sinimbu, conquistou uma vaga no curso de formação da Alfabetização Baseada na Ciência – ABC que ocorrerá na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e no Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal, nos meses de novembro e dezembro de 2022. Daiane está entre as duas professoras selecionadas no Vale do Rio Pardo e ficou na 20ª posição, entre os classificados de todo Brasil, conforme Edital nº 17/2022 do Ministério da Educação (MEC), o qual instituiu o Programa de desenvolvimento profissional de Professores Alfabetizadores e teve a finalidade de selecionar profissionais da educação atuantes na área de alfabetização, como professores ou formadores.

A concessão da bolsa de estudos foi consequência da ótima pontuação obtida na produção de dois projetos: um plano de intervenção pedagógica intitulado “Alfabetiza Brasil: Método fônico como evidência científica na prática”; e um plano de formação continuada, denominado “Alfabetiza Brasil: A formação como ingrediente essencial”, nos quais trazem elementos da sua trajetória como docente alfabetizadora na rede municipal de ensino de Sinimbu. “Os bons resultados da educação portuguesa tem chamado a atenção do mundo todo, por isso conhecer os métodos de alfabetização utilizados em outros países agrega muito conhecimento e possibilita a ressignificação da nossa prática educacional”, completa a professora.

A pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Educação à Distância, Daiane Inês Rech, estudou todo o Ensino Fundamental em escola pública, teve bolsa de estudos no Ensino Médio, quando cursou Magistério, e durante a formação acadêmica foi bolsista integral pelo PROUNI no Curso de Administração e bolsista integral do PARFOR no Curso de Pedagogia, por isso, ressalta a importância da educação pública para mudar a vida das crianças. Daiane ainda lembra que iniciou sua carreira profissional como Estagiária nos Municípios de Santa Cruz do Sul e Sinimbu. Após, aprovada em Concurso Público, classificada em 1º lugar nas duas nomeações, atuou como Professora dos Anos Iniciais e já foi Assessora Pedagógica na maior escola do Município de Sinimbu.

A busca pela classificação nesse concurso iniciou com a participação dos Cursos oferecidos na Plataforma AVAMEC, que é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, como cursos à distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio educacional à distância ao processo ensino-aprendizagem, mantido pelo MEC e totalmente gratuito à população. “Foi nessa plataforma que tive acesso, mais especificamente, ao Curso ‘Tempo de Aprender’ e ‘Alfabetização Baseada na Ciência’ que me deram suporte teórico e prático para a redação dos projetos inscritos”, destaca Daiane.

A professora vem se preparando para esse período de imersão de estudos, na área da alfabetização, na República Portuguesa e sente-se honrada pela sua classificação conquistada no curso de formação, por ter relação direta com a função de coordenação pedagógica que ocupa atualmente na Secretaria Municipal de Educação. “O meu efetivo vínculo com a rede pública de educação básica foi um critério essencial para meu enquadramento na vitória pela vaga no curso de formação da Alfabetização Baseada na Ciência. Na autoria dos projetos elaborados e classificados tem como contexto a nossa rede de ensino pública municipal. E, disso tenho muito orgulho, porque não saliento somente a minha docência, mas sim a nossa qualidade no ensino, evidenciada em nossas escolas, pois afirmo com tranquilidade que aqui em nosso munícipio buscamos formação pedagógica constantemente. Também criamos, adaptamos e experimentamos práticas de aprendizagens muito boas, de destaque e, por vezes, deixamos de acreditar em nosso potencial profissional. Entendemos que participar e concorrer a vagas em concursos, sejam regionais, estaduais ou nacionais, é algo impossível, fora de nosso alcance. Que essa minha conquista encoraje outros professores a participarem também dessas oportunidades desafiadoras, porém conectadas com o fazer docente diário. Meu propósito é poder retornar dessa formação com novas proposições de aprendizagens e ter o privilégio de partilhar com meus colegas da rede tudo isso, é o que dá maior sentido à função em que no momento atuo”, frisa Daiane.

Para o período de formação em Portugal, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estará concedendo à professora ajuda de custo, passagens aéreas nacionais e internacionais de ida e volta, hospedagem, seguro-saúde, curso de formação e material didático. “Importante destacar o trabalho realizado pela professora Daiane junto ao Município de Sinimbu. Com certeza, esse trabalho e toda dedicação contribuíram para o sucesso na inscrição de seus projetos e reconhecimento do seu trabalho. Desejo sucesso nessa formação e que, ao retornar, possa contribuir ainda mais com a educação do nosso município”, destaca a prefeita Sandra Backes.