Governador participa de desfile no último dia de Oktoberfest

Ruas enfeitadas com as cores da bandeira alemã – preto, vermelho e amarelo, os personagens Fritz e Frida, dez carros alegóricos, 4,8 mil figurantes e muita música típica. Assim começou o domingo, último dia da 37ª edição da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, uma das mais tradicionais festas típicas Estado.

WhatsApp Image 2022 10 23 at 17 00 12

O desfile, que percorreu o Túnel Verde da rua Marechal Floriano, reuniu cerca de 50 mil pessoas no centro da cidade e se encerrou no Parque da Oktoberfest. O trajeto destacou o turismo, a música, as delícias da culinária alemã, o esporte e, é claro, o chope com o tradicional carro, Bierwagen.

O governador Ranolfo Vieira Júnior e a primeira-dama Sônia Vieira participaram da parada temática em cima do carro que simboliza a festa, conhecido como “fubica”. “O reencontro não poderia ser melhor celebrado, após dois anos de evento com restrições, ver as ruas lotadas e o público se divertindo, é uma alegria para todos nós e a certeza de que a Oktober é um sucesso”, disse o governador.

Assim como no desfile, no Parque da Oktober, o governador visitou estandes ao lado da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany.

A Oktoberfest, que começou no dia 6 de outubro, se encerra neste domingo com a expectativa de superar recordes de público e de vendas. A organização espera que a edição alcance 500 mil pessoas e, pelo menos, 150 mil litros de chope comercializados.

Os estandes da Feirasul também apresentam alta nas vendas em relação a edições passadas. O local concentra produtos como brinquedos, roupas, calçados, entre outros. No pavilhão da agricultura familiar estão os itens produzidos na região, como queijos, salames, cucas, doces e artesanatos. Além disso, as atrações culturais ofereceram opções de danças folclóricas alemãs, shows locais e nacionais.

Desfile Oktober SCS

Sustentabilidade

Pela primeira vez, a Festa da Alegria não teve distribuição de copos plásticos. O visitante adquire, no modelo caução, um copo reutilizável com a possibilidade de levar como recordação, ou, após o uso, de devolver o item. A novidade deve resultar em uma economia de mais de meio milhão de copos descartáveis, o que representa quase duas toneladas de lixo evitados.