Rio Pardinho: Unisc assina contrato que prevê proteção de nascentes e recomposição de matas ciliares

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul assinaram, nesta quarta-feira, um contrato para realização do projeto “Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para proteção de nascentes e recomposição de matas ciliares”. A assinatura teve a presença do reitor Rafael Frederico Henn; do vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell; e do secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger.

A iniciativa irá executar um diagnóstico da bacia do Rio Pardinho, com caracterização e mapeamento, além de informações obtidas através de análises qualitativas da água em pontos estratégicos, condições para o planejamento de um Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para proteção de nascentes e recomposição de matas ciliares. Dessa forma serão definidas áreas prioritárias para execução, tendo em vista os resultados esperados de melhoria na qualidade e quantidade de água nos afluentes do Rio Pardinho. E, por consequência, com efeitos esperados no ponto de captação do município, assim como auxiliar na implementação da Unidade Gestora do Projeto (UGP-PSA), conforme previsto na legislação.

O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, enfatiza a importância do projeto, principalmente por se tratar de um recurso tão importante que é a água. “Agradeço a equipe de trabalho dessa iniciativa e agradeço mais essa parceria com a prefeitura. A prefeita Helena Hermany sempre tem dito da importância, não só da Unisc, mas de outras entidades, de trabalhar de forma integrada para que o município cresça”, afirma.

Crédito: Bruna Lovato/Unisc

Já o coordenador do projeto, professor Marcelo Kronbauer, citou como exemplo ações semelhantes em Vera Cruz e Venâncio Aires. “Agora é aplicar em casa. Sempre se fala que nenhum município se desenvolve sem garantir, primeiro, a água, por isso a importância desse projeto que vem de encontro com o que trabalhamos e acreditamos.”

O secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger, lembra que desde a concepção do decreto se pensou em fazer uma parceria com a Universidade, pela experiência que tem o grupo técnico que trabalha com água. “Sabemos da capacidade da equipe. Para nós é uma satisfação cumprir mais um dos objetivos do plano de governo, que é trabalhar a questão da preservação de nascentes, uma forma de garantir água, de qualificar a água que chega até o Rio Pardinho. Não adianta reclamarmos de falta de água se não preservamos o afluente que abastece o Lago Dourado.”

O vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, também enfatiza a importância da iniciativa. “Estamos fazendo o que nos comprometemos que é cuidar das pessoas. Sempre vi com bons olhos esse trabalho em Vera Cruz e os bons resultados gerados. Hoje estamos à mercê de intempéries, como uma estiagem. E valorizando e preservando as nascentes, armazenando água, estamos no caminho certo. Com certeza, é um projeto simples, mas de muita relevância.”

Também estiveram presentes na assinatura a representando a Unisc Serviços, que foi responsável pelas negociações, Patricia Maria Konzen Klamt; e representando o Núcleo de Gestão Pública da Unisc, Bruno Depra.

Saiba mais

O projeto será executado no período de 1 ano e o investimento do município é de R$ 266.464,00. Vai envolver propriedades rurais que estejam na bacia hidrográfica. Na equipe, além de Marcelo e Patrícia, estão o coordenador da Unisc Serviços, Paulo Theisen; o professor Cássio Alberto Arend; o engenheiro civil Marcos Alexandre Silva; e um bolsista que será definido no retorno das aulas.

Atividades previstas

  • Auxiliar na implementação da Unidade Gestora do Projeto (UGP-PSA), mobilizando as partes interessadas.
  • Efetuar o diagnóstico e mapeamento da bacia do Rio Pardinho em sua seção localizado entre o município de Sinimbu e o ponto de captação de água utilizado pela Corsan.
  • Efetuar a análise de parâmetros físico-químico e biológico da qualidade de água em pontos estratégicos definidos nos afluentes do Rio Pardinho.
  • Identificar e definir as áreas prioritárias para implantação do programa de PSA com maior potencial de aplicação para o projeto de PSA.
  • Seminário de mobilização da comunidade local.
  • Ações de educação ambiental nas escolas da localidade de Rio Pardinho
  • Visitas às propriedades rurais para diagnóstico e elaboração de croquis para possíveis propriedades a serem contratadas
  • Efetuar o cercamento das áreas a serem protegidas pelo programa municipal de PSA conforme necessidade
  • Efetuar o pagamento aos agricultores.
  • Prover assessoria jurídica necessária à instituição do Programa de PSA, indicando obrigações e responsabilidades da Prefeitura de Santa Cruz do Sul frente a legislação pertinente.
  • Monitoramento da recuperação da vegetação para as áreas preservadas.