Secretaria de Agricultura organiza planejamento do ano

A equipe da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente esteve reunida na terça-feira, dia 31, juntamente com a prefeita Sandra Backes e o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho. Em pauta esteve o planejamento das ações e programas a serem desenvolvidos em 2023.

Conforme o secretário de Agricultura, Félix Weis, a reunião tratou dos programas municipais, bem como novas ações que devem ser desenvolvidas a nível municipal nos próximos meses. “Desde o início do ano, a equipe está concentrando esforços no planejamento e cronograma de ações para 2023. Contamos com a colaboração de um novo técnico agrícola, Erani Eliseu Schultz, que vem somar ao trabalho dos demais servidores na execução das atividades”, detalha.

FEIRA DO PEIXE

Uma das primeiras ações organizadas pela Secretaria é a realização da Feira do Peixe na Semana Santa. A equipe já está recebendo a manifestação dos interessados em comercializar seus peixes na semana que antecede a Páscoa. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria para saber mais detalhes e confirmar sua participação.

MÁQUINA NA PROPRIEDADE

Também estarão abertas, a partir de segunda-feira, dia 6, as inscrições para o programa Máquina na Propriedade. Os produtores interessados em acessar o programa, que prevê a contratação de máquinas de empresas privadas, com determinado valor de ressarcimento, devem se inscrever e encaminhar seu projeto até o dia 10 de março.

TRAMITANDO NA CÂMARA

Outros dois importantes projetos estão tramitando na Câmara de Vereadores. Um deles diz respeito a campanha Valorize Sinimbu, Peça Nota – Produtor Premiado 2023 que consiste na distribuição de cautelas aos produtores rurais de Sinimbu, através do qual podem ser contemplados com horas-máquinas em sorteios. Esse ano, a campanha contará com um diferencial que é a distribuição de cautelas extras aos produtores que tiveram aumento na sua produção comparado com o ano anterior.

O outro projeto diz respeito ao desconto no serviço de hora-máquina. Através do Projeto de Lei nº 005/E/2023, o município visa incluir o trator agrícola no rol das máquinas pesadas para prestação de serviço no Programa Municipal de Incentivo de Horas Máquinas nas Propriedades Rurais, concedendo desconto aos produtores que necessitaram desse maquinário.

Além destes, foi encaminhado ao Poder Legislativo, o Projeto de Lei prevê o reajuste no programa de Recuperação de Solos (através do uso de calcário ou composto orgânico na propriedade). Com o Projeto, o município busca aumentar o valor de R$ 60 para R$ 70,00 a ser reembolsado por tonelada. Também terá aumento o limite de toneladas por produtor. Hoje, o programa prevê limite de 10 toneladas e o Projeto de Lei altera essa quantidade para 12 toneladas.

PROGRAMAS PERMANENTES

Félix lembra ainda que seguem sendo executados os programas e ações permanentes junto a Secretaria de Agricultura. Entre eles cita o convênio com o Governo do Estado no Programa Troca-Troca de sementes; incentivo a produção leiteira; repasse de alevinos; desconto em hora máquina; patrulha agrícola mecanizada; recuperação de nascentes; incentivo a fruticultura e produção de mel; atividades de licenciamento ambiental, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *