Agroindústria familiar alcança valor histórico nos dois primeiros dias da 21ª Expoagro Afubra

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) divulgou, nesta quinta-feira, os resultados dos dois primeiros dias de vendas no Pavilhão da Agricultura Familiar da 21ª Expoagro Afubra, totalizando R$ 797.888,77 em produtos comercializados. O valor representa um acréscimo de 29,3% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram comercializados R$ 617.311,66, e é o maior número de todas as edições da feira. O evento segue até sexta-feira, em Rio Pardo.

Os dados foram divulgados em um café com a imprensa, no estande da SDR na Expoagro Afubra. O titular da pasta, Ronaldo Santini, recebeu o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, representantes de entidades parceiras, lideranças do Vale do Rio Pardo e a imprensa da região. Além do anúncio dos números de vendas, o objetivo do encontro foi apresentar ações e projetos da secretaria.

O secretário Ronaldo Santini ressaltou a relevância do espaço da agricultura familiar na Expoagro e celebrou a parceria entre a pasta e os expositores. “Estamos presentes na maior feira de agricultura familiar do país e inseridos dentro do pavilhão das agroindústrias” afirmou. “É o reconhecimento do trabalho dessas mulheres e homens que geram renda, criam oportunidades e trazem o desenvolvimento econômico e social para todos os cantos do nosso Estado. Aqui estão os grandes empreendedores das pequenas propriedades”, destacou o secretário.

O titular da SDR destacou a importância da recriação da pasta pelo governador Eduardo Leite, atendendo aos pedidos das entidades que trabalham no meio rural. “Agora cabe a nós entendermos os anseios e reivindicações desses produtores. Necessitamos trabalhar juntos, fomentando, qualificando e trazendo novas linhas de financiamento para esse público”, concluiu Santini.

O presidente da Afubra também salientou a importância da presença da SDR na feira, com agenda durante todo o evento. “Essa semana vimos uma entidade quase batendo ‘cartão-ponto’ durante todos os dias da feira, com agendas contínuas, ao lado do produtor da pequena propriedade”, disse Werner.

Nesta edição, a Expoagro Afubra recebeu o maior número de agroindústrias no Pavilhão da Agroindústria Familiar, totalizando 247, dado destacado pelo presidente da instituição. “Aqui nós gostamos de destacar o pequeno agricultor e ficamos felizes de alcançar esses resultados satisfatórios”, ressaltou Werner.

Além de diversos veículos de imprensa do Estado e da região do Vale do Rio Pardo, o evento também contou com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel; do vice-presidente da Afubra e coordenador da feira, Marco Antônio Dornelles; do presidente da Emater, Christian Lemos; da deputada estadual Kelly Moraes; do deputado federal Heitor Schuch; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Edson Brum; e de membros da diretoria técnica e administrativa da Emater.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *