Escolas da Rede Municipal promovem Ações de Paz

Com resiliência, respeito, solidariedade e prudência, os profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino do município de Sinimbu têm conduzido os encontros e momentos em aulas com os estudantes nas últimas semanas, desde as crianças bem pequenas até os maiores do Ensino Fundamental.  Mais que o normal, palavras expressas, lidas ou apresentadas como bondade, compaixão, cordialidade, empatia, lealdade, união, harmonia, conciliação, amizade e paz tornaram-se assunto no ambiente escolar e assim todos esses valores humanos tomaram forma, cor, tamanho, resultando em ações bem criativas em cada escola.

Na EMEF Nossa Senhora de Fátima, de Linha Pinhal Santo Antônio, diversos momentos de reflexão sobre o tema paz aconteceram e reafirmaram, coletivamente, o compromisso de que está nas mãos de cada ser humano promover a paz na escola, e em todos os demais ambientes. Para selar essa ação, cada aluno confeccionou uma pulseira com a frase “Eu sou da Paz!”. Ainda, cada turma, orientados pelos professores organizaram cartazes expostos, a partir da pergunta: “O que devemos fazer para construir uma escola de paz?”.

A EMEF Nossa Senhora da Glória, do centro de Sinimbu, vem fortalecendo a união e a empatia por meio dos círculos de construção de paz, mediados pela Diretora Claisi Goetze Behling. A partir desse movimento, demais professores estão engajados nessa causa, envolvendo os estudantes nessa importante temática, tornando o ambiente escolar mais tranquilo e agradável para todos.

A EMEF Guararapes de Linha Almeida realizou rodas de conversa com os estudantes sobre segurança na escola e no dia a dia, bem como a influência dos jogos eletrônicos e o tempo que dedicam a esse passatempo, e frisaram a importância de manter bons e saudáveis relacionamentos no ambiente escolar e comunitário.

Em Rio Pequeno, na EMEF Carlos Boettcher Filho o tema paz também teve seu espaço e inclusive a turma de oitavo ano confeccionou em aula, usando a técnica do origami, a “pomba da paz” e distribuíram-na para todos os demais estudantes e professores da Escola, levando através desse símbolo uma mensagem de paz a todos. As turmas também têm deixado cartazes expostos nas partes internas do espaço escolar deixando-o mais acolhedor e agradável.

Nas escolas multisseriadas – EMEFs Ipiranga, Adolfo Boettcher e Padre José de Anchieta – atividades relacionadas à paz também ganharam vida, com uso de balões brancos, produção de cartazes e letras de música cantadas. A EMEI Criança Feliz também envolveu a sua comunidade escolar em ações voltadas ao tema do momento. Dia 20 de abril, todos foram recepcionados de uma forma especial: pais e responsáveis foram convidados a deixarem mensagens de vida em um grande varal exposto na Escola. A iniciativa causou um grandioso sentimento de ternura e aconchego, principalmente nos profissionais da EMEI ao verem o carinho das famílias externadas nos recados postos no varal.

A iniciativa em motivar a cultura da paz partiu das escolas e foi incentivada pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo. A secretária Anita Ana Weigel Brandenburg destaca a atenção que cada Escola teve com o tema, cada uma no seu contexto, soube explorar a temática que continuamente é assunto, porém nas últimas semanas com mais intensidade.

Anita ainda evidencia o considerável apoio da Brigada Militar, através do 1º tenente Gilberto Machado da Rosa, Comandante do 4º Pelotão da Brigada Militar de Sinimbu, que com a sua equipe visitou todas as Escolas da rede, e também participando de encontros com pais, levando esclarecimentos sobre esse cenário de incertezas gerado pelos ataques violentos a escolas do país. “Foram momentos que muito colaboraram trazendo tranquilidade aos estudantes e famílias. O tenente, bem como os demais integrantes da guarnição, alertaram os estudantes maiores da atenção despendida a informações que, por vezes, chegam de forma distorcida, através das redes sociais e o compartilhamento destas informações falsas ou duvidosas, alimentam a propagação de medo entre as pessoas”, destaca a secretária.