SindiTabaco participa de audiência com ministro da Agricultura em Brasília

Agenda com Carlos Fávaro teve como objetivo alertar para possíveis interferências em uma cadeia produtiva que gerou R$ 9,5 bilhões a 128 mil pequenos produtores somente na última safra. Nesta quinta, 13, comitiva se reúne com o MDA.

Julho 2023 – Representantes de entidades da cadeia produtiva do tabaco estiveram reunidos com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em Brasília, nesta quarta-feira, 12 de julho. O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, integrou a comitiva que tratou de temas de interesse do setor, em especial, a 10ª Conferência das Partes (COP 10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). Ele destacou a importância de o Ministério da Agricultura participar ativamente das discussões preparatórias à COP 10, que acontece em novembro, no Panamá, e que pode impactar diretamente a cadeia produtiva.

“O Brasil é líder mundial em exportações de tabaco há 30 anos e o segundo maior produtor. Por esse papel de liderança mundial, deve ser protagonista para defender esse cultivo, que contribui decisivamente com o avanço socioeconômico de diversas cidades, principalmente na Região Sul do país. Historicamente, o Ministério da Agricultura é um aliado do setor produtivo nesse sentido, porque entende o impacto que diretrizes advindas da CQCT podem representar para as milhares de pessoas que vivem dignamente da produção, beneficiamento e exportação do tabaco. Esse é o posicionamento que esperamos da pasta mais uma vez”, enfatizou Schünke que também participa nesta quinta-feira, 13 de abril, de agenda com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, às 15h30.

Além do SindiTabaco, participaram do encontro o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner; o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Giuseppe Lobo; o secretário executivo da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AmproTabaco), Guido Hoff; o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva; o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider; e a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany.

SOBRE O SETOR – Na ocasião, o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, entregou ao ministro Carlos Fávaro o relatório TABACO E ESG 2023, com as principais ações e números do setor.