Mercado das Pulgas teve jogos, música, dança e comercialização por 34 expositores

O dia bonito de sol e temperaturas amenas ofereceu o clima ideal para a 24ª edição do Mercado das Pulgas, realizado no último domingo, na sede do Futebol Clube Rio Pardinho, interior de Santa Cruz do Sul. Além da venda de artesanatos, antiguidades, brechó, flores e produtos coloniais, a edição deste ano, que contou com a participação de 34 expositores, teve ainda jogos diversos, apresentações culturais e atividades de recreação. Realizado desde 2008 pela Rota Germânica do Rio Pardinho, O Mercado das Pulgas é um espaço para socialização de grupos e mostra de artes características da região. 

A exposição dos produtos começou pela manhã. Depois, foi servido almoço e a programação seguiu durante a tarde. De acordo com Marisia Wathier, uma das coordenadoras do evento, foi grande a movimentação de pessoas durante todo o dia. A música ambiente esteve a cargo de Elpídio Souza e seu teclado. Apresentações musicais com o Grupo Elas Violão Encanto e o Grupo de Danças Alemãs Froeliche Jugendtanzer animaram o público. 

Como diferencial deste ano, foi promovido um torneio de pingue-pongue com atletas santa-cruzenses que participarão do Campeonato Mundial de Pingue-Pongue no México em janeiro do ano que vem. Os troféus entregues aos participantes foram oferecidos pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. 

Artesão Elton produz anéis moldando moedas antigas

Apesar de estar no ramo da produção artesanal há dois anos, esta foi a primeira vez que Elton Fachini participou do Mercado das Pulgas. Ele confecciona, por encomenda, anéis masculinos e femininos, principalmente alianças de casamento, utilizando como matéria-prima moedas antigas – algumas até centenárias. Apesar de trabalhar na construção civil, a arte em moedas é uma atividade que deixa Elton feliz e realizado. 

Acostumado a fazer a comercialização pelas redes sociais, ele ficou impressionado com a boa divulgação que o evento proporcionou: “Foi ótimo ver o interesse do público em conhecer o produto. Me senti muito orgulhoso em ver meu hobby sendo apreciado por tantas pessoas e ver a admiração que o trabalho causa nelas”, comemorou o artesão, que está disposto a voltar na próxima edição do Mercado das Pulgas, prevista para agosto do ano que vem.