Programa Sorrindo para o Futuro iniciou as atividades na Emef Nossa Senhora da Glória

O município de Sinimbu, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, deu início na terça-feira, dia 3, às ações do programa Sorrindo para o Futuro, desenvolvido no município em parceria com o Sesc. A primeira escola a receber as ações foi a Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Nossa Senhora da Glória, do centro de Sinimbu, sendo que a demais escolas receberão nas próximas semanas o cronograma de atividades a serem desenvolvidas. No total, mais de 700 crianças, da Educação Infantil ao 6º ano, participarão do programa.

O início das atividades ocorreu na terça-feira com a presença da secretária de Educação, Mariane Panke, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ani Staub, e a vice diretora da Emef Glória, Patrícia Willms. As ações foram coordenadas pelo Sesc de Venâncio Aires, através da técnica em saúde bucal, Monique Becker, e a auxiliar de Cultura e Lazer, Ana Paula Dallanora. Tanto na terça, quanto ontem, os alunos da educação infantil ao 6º ano do educandário participaram de uma palestra com temas de atividades físicas, alimentação saudável e higiene bucal.

Logo em seguida, realizaram atividades de escovação supervisionava e atividades de recreação lúdicas e interativas. Cabe ressaltar que para a realização da escovação, todos os alunos receberam uma escova de dentes, doada pela escola e pelo Sesc. Já a Emef recebeu os cremes dentais e ficará responsável pelo uso e controle dos mesmos, durante as atividades.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, nas próximas semanas deve ser elaborado o cronograma de atendimento e início das atividades nas demais escolas municipais. Cabe ressaltar que nas demais escolas, o programa Sorrindo para o Futuro acontecerá junto com as atividades do Programa Saúde na Escola.

Com relação as atividades realizadas na Emef Glória, a vice diretora do educandário ressaltou a empolgação dos alunos com as ações. “Durante a palestra, os alunos ouviram e aprenderam sobre os três tripés para uma boa qualidade de vida: a atividade física, a alimentação saudável e a boa higiene. Logo em seguida, eles puderam colocar esse aprendizado em prática com a realização das atividades físicas e a escovação. Com certeza, a forma lúdica e interativa como o programa foi apresentado aos alunos fez toda diferença. Eles estão bem empolgados. Acredito que isso pode refletir nas famílias, pois as crianças levam para casa o que aprendem na escola”, destaca Patrícia.

De acordo com Monique, o SESC estará enviando nas próximas semanas, um kit contendo escovas, creme dental e fio dental aos alunos para realizar a escovação na escola. Os alunos receberão ainda uma avaliação bucal que será realizada por dentistas da Secretaria da Saúde, bem como serão realizadas outras atividades de promoção da saúde bucal e nutricional.

Sobre o programa

Pioneiro no Brasil, o projeto Sorrindo para o Futuro tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma, o programa estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde.

O Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras municipais desde 2003. Em constante inovação, o projeto vem trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar.

Foto: Escovação supervisionava foi uma das atividades realizadas durante os dois dias de ações do programa.

Crédito: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *