Durante Governo Sandra Backes: Sinimbu teve 2º pior desempenho regional em geração de emprego

Foto: Divulgação

Um levantamento feito pela redação do Portal Sinimbu revela que Sinimbu registrou o segundo pior desempenho na sua microrregião, conforme enquadramento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, nos três primeiros anos das atuais administrações municipais. De janeiro de 2017 até dezembro de 2019, a pesquisa realizada pelo Caged assinalou 422 demissões em Sinimbu. O saldo foi negativo em 27 postos de trabalho extintos, levando em conta as 395 contratações no mesmo período. O resultado é o segundo pior na microrregião, englobando 16 municípios. Apenas Vale do Sol teve saldo ainda mais negativo que o de Sinimbu: 58 postos perdidos (408 admissões e 466 desligamentos).

Conforme os números do Caged que o Portal Sinimbu teve acesso, outros dois municípios da microrregião tiveram saldos negativos. Em Ibarama, o resultado foi de 11 postos de trabalho extintos. Já em Gramado Xavier, 6 postos perdidos. Nos demais: Santa Cruz do Sul, 1.270 postos gerados; Candelária, 616; Venâncio Aires, 362; Vera Cru, 304; Arroio do Tigre, 279; Mato Leitão, 39; Sobradinho, 32; Estrela Velha, 25; Segredo, 18; Lagoa Bonita do Sul, oito; Passa Sete, quatro e Herveiras, um.

As funções de costureiro na confecção em série (51), vendedor de comércio varejista (47) e alimentador de linha de produção (34) foram as atividades com mais demissões no período. Já a função de motorista de caminhão teve o pior desempenho: saldo negativo que resultou na extinção de sete postos de trabalho, na diferença entre sete admissões e 16 demissões.