BM de Gramado Xavier realiza mediação de conflitos

Na tarde de quarta-feira (27), a Patrulha Comunitária do Interior (PCI) da Brigada Militar de Gramado Xavier atendeu uma ocorrência de desavença entre dois moradores da região rural, por conta de um desacerto em relação ao arrendamento de uma área de terras para o plantio do fumo, em que ambos alegavam o descumprimento do contrato.

Com o aumento da animosidade, até ameaças de morte foram relatadas. Quando a Brigada Militar foi acionada, as partes aceitaram conversar entre si, sob a mediação policial. Depois de reconhecerem as ofensas trocadas, chegaram a um acordo que pôs fim ao litígio.

As patrulhas fazem parte do Plano Tático de Segurança Pública do Comando Regional do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) e foram criadas para combater a criminalidade no campo e ao mesmo tempo aproximar as comunidades interioranas da polícia, sendo que, a mediação de conflito é centrada na proatividade e na prevenção criminal, e procura reduzir os conflitos recorrentes de forma primária para evitar possíveis consequências destes desentendimentos.

Segundo o policial Anselmo de Fraga, responsável pela conciliação, a Instituição deve proporcionar um atendimento qualificado para a população do campo, sendo que, trabalhando próximo e em contato com os cidadãos, é possível obter maiores e melhores informações, favorecendo o entrosamento mútuo e humanizando essa relação.