HBS divulga nota sobre “ofensas” nas redes sociais

O Hospital Beneficente Sinimbu divulgou nota na tarde desta sexta-feira a respeito de “ofensas” veiculadas nas redes socais, incluindo profissionais que atuam na instituição. As críticas citam plantão 24 horas e até serviços fúnebres.

Confira o comunicado na sua íntegra, assinado pela diretoria do HBS:

O Hospital Beneficente Sinimbu em razão da repercussão de críticas e ofensas veiculadas nas redes sociais, a título de informação para a comunidade, temos alguns esclarecimentos para que os cidadãos tenham a visão correta de algumas situações.

Tem-se tornado frequente, com as redes sociais abertas e disponíveis, para vermos estampados em LONGOS TEXTOS, críticas e muitas ofensas ao HOSPITAL BENEFICENTE SINIMBU, incluindo-se aí os profissionais que nele atuam. Não é frutífero este embate, pois neste espaço aberto, com “direito” a escrever o que vai no coração de cada um que dele se utiliza, arriscamo-nos em TENTAR TRAZER ALGUNS PONTOS, que julgamos pertinentes que possam fazer parte da leitura de quem às redes acessa.

  1. O HOSPITAL BENEFICENTE SINIMBU não mantém Plantão 24Horas: temos contratado com a Prefeitura Municipal de Sinimbu, Plantão Médico de Urgência e Emergência de segunda à sexta-feira, das 17 horas às 7 horas, totalizando 14 horas/dia; sábados, domingos e feriados 24 horas. O que talvez esteja confundindo os interlocutores deste espaço, levando a QUESTIONAR a Instituição como falhar no seu atendimento, seja a Matéria veiculada nas mídias locais, de dezembro de 2020, quando foi assinado um Contrato com a Prefeitura, ampliando em mais 2 horas de Plantão Médico, sendo que desta forma a população teria possibilidade de atendimento médico 24 horas, por dia, pois no momento que a UBS estaria fechando, ou seja, às 17 horas, o Hospital começaria o atendimento como Plantão de Urgência e Emergência.
  2. Sobre o atendimento desumano, envolvendo os Colaboradores desde a Recepção até os Médicos: como Instituição, estamos cumprindo protocolos em tempos pandêmicos, pois como contratualizados com o Ministério da Saúde, o HOSPITAL SINIMBU deve seguir as orientações emanadas pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária da SES e do Município, para evitar circulação de pessoas nos ambientes hospitalares. Desta forma, os visitantes têm os acessos restritos, como medida de CUIDADO e RESPEITO, para quem está dentro da Instituição para se tratar e recuperar a SAÚDE. Não podemos abrir precedentes, pois cada qual deve saber que o bem-estar do paciente é muito importante neste momento.
  3. Quanto ao tratamento que os Profissionais Médicos adotam, não raras vezes, a família do paciente discorda da conduta médica. Em qualquer ambiente hospitalar, os médicos buscam resolver COM CERTEZA, querem acertar o tratamento com a maior brevidade possível. Como aqui no HOSPITAL, todos se conhecem, é muito comum familiares sugerirem a medicação que o Médico deveria prescrever, o que talvez não aconteceria em outros Hospitais. Mesmo assim, quando o paciente ingressa na Instituição, são seguidos os protocolos para restabelecer CONFORTO e SAÚDE. Muitas vezes, a Equipe é acusada (agredida) de estar somente ao TELEFONE, mas hoje em dia, esta é a FERRAMENTA de trabalho, que agiliza um exame, uma transferência e a busca por profissionais especializados. Quem sabe O QUE MEDICAR, COMO MEDICAR e QUANDO MEDICAR é o Médico e a Equipe de Enfermagem. Então, toda vez que daremos volume às acusações de desumanos e insensíveis: seria melhor rever o que está por trás de cada ação, de cada movimento que a Equipe empreende num atendimento, seja Ambulatorial ou Hospitalar.
  4. Também são recorrentes, algumas denominações adjetivas a um Médico, o que acaba deixando toda a Equipe Médica desconfortável e desanimada. Sem MÉDICO não tem HOSPITAL. MÉDICO do HOSPITAL SINIMBU não faz feriadão, não pode ESCOLHER se quer atender, pois SEMPRE que alguém aparece com um familiar é porque está necessitando com maior brevidade o seu atendimento para restabelecer o bem-estar. Adjetivos ofensivos não poderiam fazer parte do vocabulário de quem amanhã ou daqui a algum tempo vai precisar ser atendido pelo profissional atingido. Cautela nas palavras seria uma benção.
  5. Os Serviços Funerários, que por ventura necessitam ser acionados, SÃO DE RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA. A Instituição de Saúde, não aciona os serviços, liberando a documentação para encaminhamento dos serviços funerários, para a Empresa autorizada pela FAMÍLIA, que assinam um Termo de Responsabilidade junto à Funerária escolhida. Estão se tornando recorrentes as publicações, via Facebook, de que a Instituição estaria represando os serviços para atender uma Empresa que presta estes serviços no município, cujo sócio é o Presidente do Hospital, como maneira de beneficiar o mesmo. É uma afirmação descabida, pois como citado acima, isso não é competência e prática do Hospital e muito menos seria salutar para a Empresa em questão. Estão fixados em vários ambientes do Hospital, essas orientações para que a população possa tomar ciência. Refutamos as manifestações, acusações por serem ofensivas a todos que as mesmas podem atingir, demonstrando uma avaliação leviana em relação à Instituição Hospitalar e a todos que estão envolvidos na tarefa de cuidar da saúde da população que busca o Hospital.
  6. No meio de tantas palavras infrutíferas, ofensivas e carregadas de ressentimento, louva-se um pedido: “QUE O UNIVERSO FAÇA POR ELES E SEUS FAMILIARES TUDO O QUE ELES FAZEM PELO PRÓXIMO!”; acreditamos que este pedido em forma de prece com certeza alcança o SER SUPERIOR, que é Deus e há de recompensar TODOS os COLABORADORES do HOSPITAL BENEFICENTE SINIMBU, pela destreza, pela resiliência, pela coragem de enfrentar tantos desafios no dia-a-dia da NOBRE PROFISSÃO: SALVAR VIDAS – PROMOVER CUIDADO e AMPARAR NOS MOMENTOS DIFÍCEIS. Um agradecimento especial por este gesto à EQUIPE.

Que cada um, que chegou até aqui, saiba que na maioria das vezes, as NOSSAS LUTAS – MÉDICOS, ENFERMAGEM e TODA EQUIPE são vitoriosas. Isto nos anima a seguir FIRMES e FORTES.

Há outros dias em que as FORÇAS empenhadas no CUIDAR do PACIENTE, no MEDICAR, não são vitoriosas. Isto também é muito DIFÍCIL para o MÉDICO e EQUIPE, pois coloca para nós a condição de humanos, que temos limites nas nossas ações e a morte é parte deste ofício.

LAMENTAMOS todos os pacientes que perdemos. Somos solidários a cada familiar que sofreu por seu ente querido. É nesta hora que vislumbramos a força de nossa fé: compreender que a vida é passagem. E esta passagem deve oportunizar a cada um rememorar os momentos de alegrias, de convívio e de ensinamentos do ente que partiu para que façam sentido seguir em frente. Força e fé.

Reforçamos que como Instituição de Saúde, é SAÚDE que o HOSPITAL SINIMBU procura devolver aos que neste estabelecimento ingressam. Este é o princípio que move todos os colaboradores que ao acordarem diariamente, levantam e se dirigem ao Hospital para CUIDAR, MEDICAR, CURAR, atendendo aos preceitos que a profissão que escolheram, sejam Técnicos de Enfermagem, Enfermeiras, Equipe de Higienização, Serviço de Nutrição e Dietética e também os Profissionais Médicos.

Lamentamos o fato de que num momento tão difícil para a saúde mundial, ainda haja compartilhamento de publicações que geram desinformação, disseminam boatos e inverdades.

A DIRETORIA